Decoração de Loja: Saiba como fazer uma para atrair mais pessoas

Está precisando dar um up em seu comércio para atrair mais visitantes? Então você chegou ao lugar certo, pois aqui falaremos tudo sobre a decoração de loja. Neste artigo você verá  a importância e ainda aprenderá algumas dicas para trabalhar melhor o visual do seu negócio.

Por que você deve decorar sua loja?

A decoração de lojas é mais do que incluir elementos visuais em seu estabelecimento. Ela é um elemento estratégico que pode ajudar você a aumentar a atração e rentabilidade do seu negócio. Sendo assim, um trabalho bem feito torna o espaço mais atrativo e, consequentemente, mais visitado que o concorrente.

Seu estabelecimento comercial é um dos pontos mais importantes da sua comunicação. Ele pode ser a primeira impressão do público sobre sua marca. Dessa forma, é importante preocupar-se, tanto com o ambiente externo quanto o interno. Além disso, independentemente do tamanho e faturamento do estabelecimento a decoração de lojas é uma ferramenta imprescindível. Sendo capaz de mudar a percepção dos seus clientes sobre o produto final, ela traz muitos benefícios. Veja algumas das vantagens em contar com esses recursos

Aumenta o alcance

Vivemos um período em que muitos dos mercados apresentam altos índices de concorrência. Dessa forma, são muitos os estabelecimentos de marcas diferentes, mas que oferecem produtos e serviços parecidos. Diante desse cenário, para atrair mais pessoas para sua loja física é necessário se destacar. E, um dos pontos que podem ser trabalhados para isso, é a decoração de ambientes. Principalmente o externo - aquele que fica visível para o consumidor que está nas proximidades.  

Melhora a experiência do consumidor

Outro ponto de diferenciação que vem ganhando destaque diante de clientes extremamente exigentes é a experiência de compra. Afinal, quando bem trabalhada, ela promove a fidelização de consumidores e, consequentemente, fortalece sua marca. 

Para promover uma boa experiência ao seu consumidor são muitas as condições que devem ser levadas em conta. Entre elas, o atendimento, o pós venda e, tratando-se de lojas físicas, o próprio estabelecimento. Ambientes internos agradáveis, que utilizam bem seu espaço para decoração, costumam ficar guardados na mente do comprador.

Aumenta o faturamento

Após deixar os ambientes mais chamativos e agradáveis, você receberá o melhor dos resultados - o aumento no faturamento. Todo empreendedor deseja vender mais em sua loja, para tanto deve levar em conta a decoração como um investimento importante. 

Por outro lado, não é qualquer decoração que pode gerar tantos benefícios. Isso porque ela deve ser feita de maneira harmoniosa, aproveitando o melhor do seu espaço. Veja, portanto, algumas maneiras para fazer a decoração, respeitando os limites e possibilidades do estabelecimento.

Como fazer uma decoração de loja

Como dissemos, a decoração de loja não pode ser feita de qualquer maneira. Aproveitar mal os recursos disponíveis pode gerar resultados contrários aos esperados. Ou seja, a reprovação do público. Nesse sentido, o melhor a se fazer é planejar. Isso mesmo, conhecer bem seu ambiente para finalmente colocar sua estratégia em prática. Confira três pontos que separamos neste tópico para ajudar você com essa organização.

Faça uma análise de mercado

Sem dúvidas, você precisa conhecer o nicho no qual você está inserido. Diferentes setores, atraem diferentes perfis de consumidor, portanto exigem decorações específicas. Resumidamente, decorar um posto de gasolina não se compara a decorar uma loja de doces, por exemplo. Estude bem como os seus concorrentes estão trabalhando e descubra quem é seu consumidor. Enfim, utilize todos os recursos, inclusive a internet, para entender melhor o seu mercado. 

Conheça seu espaço

Coletadas todas as informações necessárias, é hora de olhar para dentro do seu estabelecimento. Isto é, comece a analisar seu espaço físico para que a decoração não prejudique a circulação dentro da loja. Nunca se esqueça que alguns elementos podem ocupar um bom espaço na sua loja. Nesse sentido, faça uma boa distribuição deles para que não haja qualquer problema com o trânsito de pessoas. 

Selecione uma quantidade de recursos necessários e os posicione, sempre respeitando o espaço total. Em ambientes menores, uma decoração discreta torna seu estabelecimento mais atrativo, sem tirar o foco dos seus produtos. 

Concentre-se nos produtos

Em uma loja física, os produtos devem ser o principal destaque. Nesse sentido, monte a decoração da sua loja de modo que não prejudique a exposição deles. Seguindo essa mesma linha, você pode utilizar elementos decorativos e a própria iluminação para direcionar olhares para as vitrines.